Moçambique: Renamo diz a edil para exonerar vereadores apoiantes da CAD

A Delegação Provincial da Renamo em Inhambane instruiu o edil de Vilankulo a exonerar três vereadores do partido que assinaram uma ficha de suporte da candidatura presidencial de Venâncio Mondlane, da Coligação Aliança Democrática (CAD). 

A informação é avançada pelo jornal “O País”, que avança o nome dos três visados, sendo eles Agira Marrumela, vereadora de Desenvolvimento e Economia Local, Bionaldo Vilanculos, da Cultura, Desporto e Assuntos Sociais, e Anastácio Vilankulo, da área de Administração e Finanças. 

Recorde-se que Venâncio Mondlane saiu recentemente da Renamo, devido a desavenças com a direção, incluindo o dirigente da formação política, Ossufo Momade. Quis candidatar-se à Presidência da República nas eleições de 09 de outubro e foi acolhido pela CAD. 

“Em conformidade com a alínea f) do número 1 do artigo 85 da Lei nr. 12/2023 de 25 de Agosto, ‘Competências do Presidente do Conselho Municipal’, com seguinte teor, nomear e exonerar vereadores e quadros para funções de direção chefia e confiança da unidade orgânicas do Conselho Municipal, sendo assim, Sua Excia. Presidente do Partido General Ossufo Momade orientou a delegação Política Provincial a instruir o Excelentíssimo Senhor Presidente da Autarquia de Cidade de Vilankulo, para no prazo de 72 horas efetuar a exoneração dos três vereadores que de forma voluntária inscreveram a CAD, por ter violado alíneas f) e g) de número 1 do artigo 14 dos Estatutos do Partido Vencedor da Autarquia”, lê-se na nota dirigida ao edil de Vilankulo. 

O artigo 14 dos estatutos da Renamo mencionado no documento indica “f) Não se inscrever em associações ou organismos associados a outros Partidos ou deles dependentes, sem prévia autorização do Conselho Nacional; g) Não se candidatar a qualquer cargo eletivo, diferente do partido e não aceitar a nomeação para qualquer função governamental fora do previsto nos estatutos, sem prévia autorização do Conselho Nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Mais de 150 homens armados da RENAMO e Naparamas rendem-se às autoridades na Zambézia

Mais de 150 homens armados, entre membros da...

0

Moçambique: Chapo marca presença na tomada de posse de Seguro

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Governo apela à regularização das igrejas enquanto se espera nova Lei de liberdade religiosa e culto

O Ministério da Justiça Mateus Finiasse Saize, anunciou...

0