Portugal: Governo aposta no apoio domiciliário com projetos-piloto em cinco regiões

Projetos-piloto Sad+ Saúde vão prestar serviços no domicílio à população idosa, com deficiência ou incapacidade, permitindo que se mantenha no seu meio natural de vida;

O Governo pretende inovar nas respostas à dependência e isolamento, tanto em contexto urbano como rural, favorecendo a autonomia e qualidade de vida;

Os utentes do Sad+ Saúde podem cumular este serviço com outras respostas sociais, tendo direito a participar em todas as decisões em que são parte interessada;

O XXV Governo Constitucional assumiu o objetivo de inovar nas respostas à dependência e isolamento, tanto em contexto urbano como rural. Fá-lo através do reforço da rede de equipamentos e serviços existentes e da aposta na criação de modelos de apoio que respeitem a autonomia das pessoas e incentivem a máxima permanência no seu meio natural de vida.

O Sad +Saúde é uma resposta social diferenciada, de proximidade e base comunitária que consiste na prestação articulada de um conjunto de serviços e de cuidados individualizados de apoio social a pessoas que em razão da sua situação de dependência, deficiência ou incapacidade não possam, por si, assegurar a satisfação das suas necessidades básicas. 

O Sad+ Saúde deve prestar um vasto conjunto de serviços no domicílio do utente, com cuidados humanizados, centrados nas necessidades e nas expectativas de vida das pessoas, sempre em complementaridade com outros serviços ou respostas sociais.

Entre os serviços prestados, destacam-se:

• Cuidados de higiene e conforto pessoal

• Fornecimento de refeições ou confeção das mesmas no domicílio

• Apoio na toma de medicação 

• Tratamento de roupa de uso pessoal e limpeza da habitação

• Serviços de teleassistência

• Apoios na realização de pequenas obras para eliminar barreiras físicas que dificultem a circulação no interior da habitação

• Acesso a cuidados pessoais e de imagem

• Acompanhamento nas deslocações ao exterior, seja a serviços de saúde, seja a compras e pagamentos de bens ou serviços

• Apoio psicossocial

• Atividades de animação

O Sad+ Saúde tem de prestar pelo menos seis dos serviços previstos nas alíneas anteriores. E funciona em horário alargado, incluindo fins de semana e feriados, sempre que necessário e com assistência 24 horas por dia.

Os utentes do Sad+ Saúde podem cumular este serviço com outras respostas sociais, desde que de natureza não residencial, nomeadamente centros de dia.

Os utentes têm direito a participar em todas as decisões em que são parte interessada, garantindo-se-lhes o respeito pela sua privacidade e individualidade, pela sua cultura e crenças e pela inviolabilidade do seu domicílio.

A atividade dos Sad+ Saúde será monitorizada por uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação, de que farão parte representantes do Instituto de Segurança Social, I.P. da Direção Executivo do SNS e de organizações do sector social com assento na Comissão Permanente do Setor Social e Solidário. Devem ainda integrar a Comissão dois representantes dos utentes da resposta.

Os projetos-piloto, a que se podem candidatar entidades do Setor Social e Solidário, terão uma duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Findo o período de vigência dos projetos piloto, a resposta SAD+ Saúde será objeto de revisão e regulamentação, por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças, da segurança social e da saúde.

O aviso de abertura de concurso aos projetos-piloto Sad+ Saúde será divulgado imediatamente a seguir à publicação da portaria.

Portal do Governo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: “Queimaram tudo, igrejas, casas, mataram pessoas”, relata professor após incursão de terroristas

Moçambique: “Queimaram tudo, igrejas, casas, mataram pessoas”, relata professor após incursão de terroristas

Os grupos terroristas que actuam na região de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão particularmente ativos desde há uns…
Angola: Carolina Cerqueira destaca papel da diplomacia parlamentar na valorização da imagem do país

Angola: Carolina Cerqueira destaca papel da diplomacia parlamentar na valorização da imagem do país

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que a diplomacia parlamentar continuará a desempenhar um…
D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira

D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira

“Cabe mais um?“ e “Não se pode! Não se pode!” são dois espetáculos pensados para crianças a partir dos 3…
Air Canada aposta em novo modelo de hospitalidade: bebidas gratuitas para todos os passageiros

Air Canada aposta em novo modelo de hospitalidade: bebidas gratuitas para todos os passageiros

A Air Canada tornou-se a primeira companhia aérea tradicional da América do Norte a oferecer cerveja, vinho e snacks gratuitos…