Presidente do Camões, I.P. quer reforçar dimensão global e investir na modernização

Ana Paula Fernandes, que foi empossada da nova presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P no final do mês de julho, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, pretende reforçar as sinergias entre os três pilares de trabalho que caracterizam a missão do Camões, I.P. e os desafios de inovação e resiliência das linhas programáticas a implementar.

A nova presidente, no discurso de tomada de posse que contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação luso, Francisco André, destacou o trabalho dos colaboradores, agradeceu a sua dedicação e empenho e reforçou a valorização do papel do instituto no mundo, através da cooperação para o desenvolvimento, da promoção da língua e da cultura portuguesas.

“É uma instituição com dimensão e presença global, cujo saber, experiência e capacidade deve ser valorizada e reconhecida como parte integrante da política externa portuguesa. Para concretizar e reforçar esta dimensão global precisamos investir na modernização do nosso modelo de gestão e operacional. Temos que consolidar, otimizar, inovar”, afirmou Ana Fernandes.

Durante a sua intervenção, o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou “o momento especialmente desafiante, mas igualmente pleno de oportunidades, durante o qual vamos continuar a procurar reafirmar o papel do Camões, tanto internamente como no plano internacional”.

A nova presidente do Instituto Camões nasceu a 22 de julho de 1972, em Guimarães, Portugal. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (1994); pós-graduada em Assuntos Europeus pelo ISEG (1998); mestre em Cooperação Internacional pelo ISCTE (2001); possui o curso avançado de Gestão Pública pelo INA (2008) e participou no Emerging Leaders Programme de Warton, na Universidade da Pensilvânia, EUA (2020).

Portadora de um extenso currículo e experiência profissional, Ana Paula Lopes Fernandes foi voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento em Moçambique (1994-1995); investigadora no Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (1997-1999); responsável de projetos de cooperação para o desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flor (1999-2005); assessora do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2009); conselheira técnica na Delegação Permanente de Portugal junto da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) (2009-2016), assumindo a vice-presidência do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) durante quatro anos.

Atuou também como facilitadora do Grupo de Estatística do CAD e copresidente do Grupo de Trabalho Investimento e Desenvolvimento da OCDE – AGID (até 2015). Presidiu à reforma do Centro de Desenvolvimento da OCDE. Foi ainda professora convidada em seminários de diversos cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento em várias instituições de ensino superior portuguesas.

Assumiu o cargo de Conselheira da Direção de Desenvolvimento da OCDE (desde 2016), desempenhando as funções de chefe de unidade de Prospetiva, Reforma de Políticas e Relações Globais e coordenando o trabalho da Direção de Desenvolvimento da OCDE nestas áreas.

Ígor Lopes

One Comment

  1. Magda Afonso

    Pedido de apoio financeiro para obras de acabamento da habitação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola gastou cerca de 769 milhões de dólares norte-americanos só no primeiro trimestre de 2024 com a importação de combustíveis…
Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

O Gabinete Central de Combate à Corrupção em Moçambique deduziu uma acusação contra seis funcionários públicos, quadros do Ministério da…
Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Trinta e nove cristãos foram mortos numa série de novos ataques na região central da Nigéria desde o dia 1…
Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique vai estar presente na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na…