Gabão: Gaboneses serão identificados com um número

O governo planeia criar um diretório digital para identificar todos os gaboneses, incluindo aqueles que vivem fora do país.

O projeto de lei que cria um diretório digital para identificar todos os cidadãos presentes no território nacional e fora dele, foi aprovado na sexta-feira e é apresentado pelas autoridades como “uma revolução”, afastando a ideia de que servirá para controlar e vigiar os movimentos da população .

Este projeto deve reforçar a posição de liderança do Gabão no domínio digital na sub-região da África Central e torná-lo um dos países do continente a beneficiar de um registo desse tipo.

Evitando revelar o procedimento, Rigobert Ikambouyat Ndeka, Ministro da Economia Digital, disse simplesmente que “será atribuído a cada cidadão um número de identificação pessoal”.

Segundo a versão oficial, este diretório, cuja criação deverá ser aprovada pelo Parlamento, visa tornar a administração mais eficiente, “revolucionando a prática administrativa no Gabão”.

“Com esses números de identificação pessoal, revolucionaremos a administração dos nossos principais registos estatais”, acrescenta o porta-voz do governo, cuja tarefa, em poucas semanas, será defender esse projeto diante das autoridades. O responsável terá que explicar a importância desse diretório digital, especificar os contornos relacionados com a sua conceção e uso, assim como garantir a segurança dos dados pessoais recolhidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…