O primeiro-ministro da China, Li Qiang, efetuará uma visita oficial à Coreia do Norte entre os dias 9 e 11 de outubro, confirmou o governo chinês, marcando um novo capítulo nas relações diplomáticas entre Pequim e Pyongyang.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Li liderará uma delegação do Partido e do Governo e participará nas comemorações do 80.º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a principal força política do país.
Embora as tensões em torno do programa nuclear norte-coreano tenham, por vezes, afetado a relação entre ambos, China e Coreia do Norte têm mantido laços estreitos nos últimos anos, reforçando o diálogo político e a cooperação estratégica.
No final de setembro, o principal diplomata chinês, Wang Yi, reuniu-se em Pequim com o seu homólogo norte-coreano, destacando a importância de fortalecer a parceria bilateral. Pouco antes, o líder norte-coreano Kim Jong Un realizou uma visita à capital chinesa, onde esteve ao lado do presidente Xi Jinping durante o desfile comemorativo do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.