O Governo do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira, 09 de março, que irá continuar a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia. Trata-se de uma ação que faz parte do apoio britânico para a defesa do país do Leste, na sequência da invasão russa.
“Em resposta à agressão continuada da Rússia, aumentámos o nosso fornecimento” de armas antitanques, disse o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace.
Foram entregues, até ao momento, 3.615 NLAW (mísseis antitanque portáteis). Segundo o governante, prevê-se igualmente um “pequeno envio” de mísseis antitanques Javelin.
E, “respondendo aos pedidos ucranianos, o Governo também decidiu explorar a possibilidade de doar mísseis portáteis de alta velocidade Starstreak”, acrescentou Wallace.
O representante do Reino Unido garantiu que se trata de projéteis que podem neutralizar a ameaça de aviões ou de helicópteros de combate e que se mantêm dentro do âmbito das armas “defensivas”.
“Quero assegurar à Câmara [dos Comuns] que tudo o que fazemos está ligado à decisão de proporcionar sistemas defensivos” à Ucrânia, realçou, ajuntando que os projéteis estão “calibrados para não escalar a um nível estratégico”.
Será ainda aumentado o fornecimento de rações alimentares, auxílio médico e outros equipamentos militares não letais.