Os Governos ucraniano e russo chegaram a acordo nesta quarta-feira, 09 de março, sobre o estabelecimento de corredores humanitários. Para isso, concordaram com o cumprimento do cessar-fogo em zonas onde foram estabelecidos esses corredores para a retirada de civis.
A informação foi avançada à imprensa pela vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Verechtchouk. Segundo a própria, Moscovo confirmou o acordo sobre o respeito pela trégua, que teve início esta manhã, 09:00 locais (07:00 em Lisboa), e deverá estender-se até às 21:00 (19:00 em Lisboa) em seis zonas onde há confrontos.
No mesmo acordo está prevista a retirada de civis de Energodar através de Zaporojie (sul), de Izioum para Lozova (leste) e de Sumy para Poltava (nordeste).
Foi salientado que em Sumy o corredor estabelecido na terça-feira permitiu a retirada de milhares de civis. Já outros corredores humanitários devem vir a ser planeados para a retirada de civis de Kiev, onde os últimos bombardeamentos russos atingiram principalmente a zona leste da capital ucraniana.