O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses de Pina Correia e Silva e a sua comitiva, para uma visita de cortesia, no Palácio Guanabara. Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum, como turismo, transição energética, ambiente e transformação digital, para desenvolver relações de cooperação entre o Governo do Rio de Janeiro e Cabo Verde.
Para o governador do Rio, as diversas conversas bilaterais que estão a acontecer entre o Governo e outros países são “fundamentais para reforçar o compromisso com a sua gestão em prol da população do Estado”.
“Estes encontros e trocas de experiências sinalizam ações importantes, por isso, é uma honra receber a comitiva de Cabo Verde aqui. Em 2020, começamos um grande processo de transformação digital no Governo do Estado. Fomos à Espanha, Dinamarca e Inglaterra, e acabamos escolhendo um modelo similar ao da Estónia. Em até três anos, este será um governo com um serviço público totalmente digitalizado”, disse Cláudio Castro, que ressaltou a importância da cultura africana para o povo fluminense e lembrou a realização do lançamento do primeiro edital para comunidades remanescentes para a cultura quilombola.
“Este edital, feito em novembro, foi uma forma de valorizar a diversidade, as demandas e as experiências culturais de comunidades com longa tradição. É um resgate de uma herança histórica muito importante para o Rio de Janeiro”, explicou este responsável.
Segundo o primeiro-ministro de Cabo Verde, que está no Rio para participar nas atividades do Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, o encontro foi de grande importância.
“Nós já temos relações muito privilegiadas com o Brasil em nível federal, mas a nossa opção é também desenvolver relações de cooperação em nível estadual. E o Rio de Janeiro é um dos estados que representam muito o que já temos de relação entre Cabo Verde e Brasil. Nós temos uma culinária que chegou ao Rio no século XIX. Além disso, temos um nível de desenvolvimento muito grande em áreas que temos interesse em comum, como a transição energética, a economia azul, a transformação digital, a cultura. O Rio é um estado com o qual temos particular interesse em estabelecer boa relação de cooperação económica”, declarou o primeiro-ministro cabo-verdiano.
Estiveram ainda presentes no encontro o secretário de Estado da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione; de Governo, Bernardo Rossi; de Transformação Digital, Mauro Farias; e o presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Flávio Rodrigues.
Ígor Lopes