Cabo Verde quer estreitar cooperação económica com o Rio de Janeiro

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses de Pina Correia e Silva e a sua comitiva, para uma visita de cortesia, no Palácio Guanabara. Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum, como turismo, transição energética, ambiente e transformação digital, para desenvolver relações de cooperação entre o Governo do Rio de Janeiro e Cabo Verde.

Para o governador do Rio, as diversas conversas bilaterais que estão a acontecer entre o Governo e outros países são “fundamentais para reforçar o compromisso com a sua gestão em prol da população do Estado”.

“Estes encontros e trocas de experiências sinalizam ações importantes, por isso, é uma honra receber a comitiva de Cabo Verde aqui. Em 2020, começamos um grande processo de transformação digital no Governo do Estado. Fomos à Espanha, Dinamarca e Inglaterra, e acabamos escolhendo um modelo similar ao da Estónia. Em até três anos, este será um governo com um serviço público totalmente digitalizado”, disse Cláudio Castro, que ressaltou a importância da cultura africana para o povo fluminense e lembrou a realização do lançamento do primeiro edital para comunidades remanescentes para a cultura quilombola.

“Este edital, feito em novembro, foi uma forma de valorizar a diversidade, as demandas e as experiências culturais de comunidades com longa tradição. É um resgate de uma herança histórica muito importante para o Rio de Janeiro”, explicou este responsável.

Segundo o primeiro-ministro de Cabo Verde, que está no Rio para participar nas atividades do Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, o encontro foi de grande importância.

“Nós já temos relações muito privilegiadas com o Brasil em nível federal, mas a nossa opção é também desenvolver relações de cooperação em nível estadual. E o Rio de Janeiro é um dos estados que representam muito o que já temos de relação entre Cabo Verde e Brasil. Nós temos uma culinária que chegou ao Rio no século XIX. Além disso, temos um nível de desenvolvimento muito grande em áreas que temos interesse em comum, como a transição energética, a economia azul, a transformação digital, a cultura. O Rio é um estado com o qual temos particular interesse em estabelecer boa relação de cooperação económica”, declarou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Estiveram ainda presentes no encontro o secretário de Estado da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione; de Governo, Bernardo Rossi; de Transformação Digital, Mauro Farias; e o presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Flávio Rodrigues.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…