Ciência

Lançado concurso para investigar os impactos do Covid-19 na desigualdade de género e violência doméstica

Foi lançado o concurso “Gender Research 4 COVID 19” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com uma dotação total de 500 mil euros, para apoiar novos estudos sobre os constrangimentos colocados pela actual pandemia causados pelo novo coronavirus nas relações sociais de género. O objetivo é facilitar estratégias informadas para combater a desigualdade de género e a violência contra as mulheres e a violência doméstica.

Serão consideradas três linhas de investigação. A primeira sobre a diferenciação do género e o mercado de trabalho, desde os efeitos diferenciados no emprego e desemprego, ao teletrabalho e às dificuldades de conciliação e o papel das mulheres em setores na chamada “linha da frente” do combate à crise. Na segunda linha de investigação serão estudados o quotidiano, estereótipos e papeis de género, focando na dimensão do peso dos cuidados à família e tarefas domésticas associada aos papéis de género e da conciliação do teletrabalho com o cuidado e apoio às atividades escolares.

Outra das linhas foca-se na violência contra as mulheres e violência doméstica relacionada com os padrões e dinâmicas de violência, respostas do Estado e sociedade, e produção de ferramentas e instrumentos de prevenção e resposta.

Através desta iniciativa da FCT serão apoiados projetos de implementação rápida, com um máximo de 10 meses de desenvolvimento, e com o limite máximo de financiamento por projeto de 40 mil euros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo