Angola elogia Namíbia e Níger por aplicarem UPR

Angola elogiou os esforços dNamíbia e do Níger na apresentação regular dos relatórios sobre a Revisão Periódica Universal (UPR), para o restabelecimento da autoridade do Estado nos respetivos territórios e a proteção dos Direitos Humanos. 

Na nota da Missão Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, na Suíça, pode ler-se que o país governado por João Lourenço encorajou o Níger a intensificar a luta contra o tráfico ilícito de drogas. O objetivo diminuir o impacto negativo das mesmas na juventude. 

A posição de Angola foi manifestada durante a 38.ª Sessão do Grupo de Trabalho da UPR, que decorre até à próxima sexta-feira, 14 de maio. Nesse evento o país é representado pela sua embaixadora junto do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras Organizações Internacionais em Genebra, Margarida Izata. 

Quanto à Namíbia, foram destacadas as medidas de impacto positivo dos Direitos Humanos, tomadas desde a última sessão da Revisão Periódica Universal. Verificou-se o forte empenho a favor da proteção das pessoas que vivem com o HIV, principalmente mulheres e raparigas, o que torna o país líder na região da SADC. 

Assim, Angola recomendou à Namíbia para fortalecer a educação e formação relacionadas com o HIV e continuar com os programas de sensibilização sobre as alterações climáticas e redução do risco de desastres.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 10 de janeiro de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 10 de janeiro de 2023

“Governo vai financiar 70% do processo eleitoral para legislativas” e “PR Sissoco pede fim de postos de controlo dentro do…
África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

A polícia da África do Sul deteve no sábado, 07 de janeiro, um homem que estava a ser procurado por…
Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou que vai ouvir este mês os partidos com assento parlamentar e outras forças…
Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

O grupo parlamentar da UNITA realizou um seminário sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 no…