Angola: Proposta do OGE para 2020 recebe contribuições de parceiros

Assembleia Nacional de Angola

Os deputados angolanos iniciam nesta quinta-feira, 21 de novembro, a discussão na especialidade da Proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, ouvindo as propostas dos parceiros sociais com o objetivo de o diploma ser melhorado. Segundo a referida proposta, o setor social abrange 40,7% das despesas fiscais do orçamento para o próximo ano.

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, defendeu que o setor produtivo deve continuar a ser apoiado. A posição foi partilhada na terça-feira, 19 de novembro, no Parlamento, onde a mesma fonte assegurou que o BNA vai continuar a engajar recursos para assegurar a cesta básica.

“É um trabalho que temos estado a fazer envolvendo os bancos comerciais e a classe empresarial”, declarou.

O Executivo prevê uma inflação de 24% em 2020, tendo Massano reconhecido que tal é ainda um nível elevado, mas acrescentado que a mesma decorre da necessidade de se prosseguir com as reformas. O governador do Banco Central lembrou que os dados publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que o país terminou o mês de outubro com uma inflação de 16% e que esta subirá para 17% em dezembro.

O custo restritivo da política monetária, explicou, vai permitir consolidar a flexibilização que se está a conduzir a nível do mercado cambial, eliminando as distorções que ainda existem e que têm condicionado a promoção do investimento privado. Segundo o próprio, espera-se que, com este processo, o Executivo tenha condição de atrair mais capital para o país e engajar mais o setor privado.

“Quanto mais importamos, maior a nossa dependência do setor petrolífero”, alertou.

O governador do BNA ajuntou que em 2017 o país estava a perder reservas na ordem dos 600 milhões de dólares (542 milhões de euros) por mês, mencionando que, atualmente, as perdas são de cerca de 140 milhões de dólares (quase 126. milhões e meio de euros).

“Neste momento, a nossa conta corrente é já superavitária. Significa que os compromissos com importações de mercadoria e com serviços são cobertos com receitas disponíveis sem necessidade de se recorrer a um excessivo endividamento”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …
Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

O eleito municipal da UCID em Santo Antão, José Graça, disse que se trata de uma “manobra para manipular a…