Cabo Verde: Governo quer comprar avião com Fundo Soberano de Emergência

O Fundo Soberano de Emergência (FSE) de Cabo Verde foi criado com um capital inicial de dez milhões de euros. Agora, o Governo quer usá-lo para financiar a compra de um avião para emergências da Guarda Costeira, como evacuações médicas. 

O financiamento da aquisição do transporte aéreo vai ser assegurado através de uma proposta de alteração à lei que criou o FSE em 2019. Esse documento foi levado pelo Governo à última sessão plenária na Assembleia Nacional. 

Na proposta o Executivo defende que se trata de um ajustamento à lei que criou o FSE para que seja garantida a operação em questão. Isto porque a única aeronave da Guarda Costeira está avariada há muitos anos e vai ser vendida em hasta pública, sendo importante que se resolva o quadro de emergências do país. 

“Portanto, trata-se de uma situação que pode ser qualificada como sendo de emergência eminente e cuja prevenção urge diligenciar, através de uma solução com garantias de viabilidade técnica, operacional, financeira e de sustentabilidade. No essencial, pretende-se complementar a abordagem corretiva, já prevista no diploma que cria o FSE, com uma abordagem preventiva, cuja pertinência e urgência são evidentes”pode ler-se na proposta de alteração. 

Essa mudança prevê que o fundo possa financiar “despesas de investimento e de funcionamento no âmbito de operações devidamente estruturadas”, que “concorram de forma objetiva e sustentável para a prevenção e/ou correção de situações de emergência”, sendo elegíveis os projetos que envolvam “evacuações médicas e fiscalização económica e policial das águas territoriais nacionais”. 

No Orçamento Retificativo para este ano, aprovado em julho devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19, está especificada uma dotação específica de 600 milhões de escudos (5,5 milhões de euros) para a aquisição de um “avião para emergências”. Dessa forma ficarão asseguradas as evacuações médicas entre as ilhas, feitas atualmente por voos comerciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Europa aplica multa de quase 3 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online

Europa aplica multa de quase 3 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online

A Comissão Europeia anunciou esta semana uma nova sanção à Google, no valor de 2,95 mil milhões de euros, por…
Moçambique: Membro da Força Local morto por terroristas em Muidumbe

Moçambique: Membro da Força Local morto por terroristas em Muidumbe

Um membro da Força Local foi mortalmente atingido durante um confronto entre aquele grupo, que apoia as Forças de Defesa…
ONU apela a reparações históricas para comunidades afrodescendentes

ONU apela a reparações históricas para comunidades afrodescendentes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou a governos, universidades e instituições para que intensifiquem os…
Europa proíbe ingrediente de verniz de unhas de gel por risco à fertilidade

Europa proíbe ingrediente de verniz de unhas de gel por risco à fertilidade

A União Europeia proibiu o uso do TPO (Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide), um químico presente em muitos vernizes de unhas de…