Cabo Verde: Presidente afirma que turismo é “uma via possível na batalha contra a pobreza”

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, considerou esta quinta-feira, 06 de junho, na ilha de Santo Antão, que o desenvolvimento do turismo constitui “uma via possível na batalha contra a pobreza”, que atinge 45,7% da população santantonense.

A declaração foi feita na abertura do seminário internacional sobre o turismo sustentável, que decorre na cidade do Porto Novo. A percentagem de pobreza referida encontra-se nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam também que 17,1 % da população de Santo Antão vive na pobreza extrema.

Segundo o Chefe de Estado, o incremento do turismo, mormente na sua vertente ecológica e social, poderá ser uma forma de combater este fenómeno. Para tal, disse ser “necessária” a integração das comunidades na definição da “cadeia de oferta dos produtos” e na “feitura” dos pacotes” a disponibilizar os turistas.

O governante considerou ainda que Santo Antão pode, igualmente, explorar o chamado turismo humanitário, para ajudar a resolver os problemas de ordem social que afligem a ilha, nomeadamente a pobreza e a requalificação das habitações e escolas, bem como a limpeza das cidades. Este turismo é “feito a custo zero” para as comunidades que dele beneficiam e permite que os projetos estejam “centrados nas pessoas” e que “os recursos alocados” sejam aplicados em benefício das famílias.

“Este tipo de turismo, a par do ecoturismo, é uma porta que se pode abrir às comunidades”, salientou, mas defendeu que, no contexto de Santo Antão, “dificilmente” o turismo, qualquer que seja a vertente, ajudará a resolver o problema da pobreza, se a agricultura não for “devidamente integrada” na estratégia para o setor turístico.

“Daí, a importância da participação das comunidades na elaboração dos pacotes turísticos que se pretende disponibilizar aos turistas”, acrescentou, explicando que essa abordagem inclusiva, sobretudo do ecoturismo, torna o turismo sustentável tanto do ponto de vista ambiental, como económico e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

O Senado Federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram, na semana…
Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Começou há um ano. A data assinala-se precisamente hoje, dia 15 de Abril. O conflito entre dois exércitos, entre dois…
Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Um investimento de 1,5 biliões de dólares e a união de esforços de capitais públicos e privados do Chile e…
Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

O Governo timorense iniciou na semana passada uma “limpeza” em vários bairros de Díli, capital timorense, para acabar com o…