Guiné-Bissau: ANP debate situação política perante risco de dissolução do parlamento

ANP GB

A Assembleia Nacional Popular (ANP) vai debater esta quinta-feira 10 de Dezembro a situação política vigente na Guiné-Bissau, aquecida depois de ser conhecida a “intenção” do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de dissolver o parlamento.

Soaram os alarmes nas hostes políticas da Guiné-Bissau, desde que o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú, revelou terça-feira, à saída de uma audiência com o Presidente da República, que o objecto do encontro foi a possibilidade de dissolução da Assembleia Nacional Popular e a convocação de eleições legislativas antecipadas pelo Chefe de Estado. Esta quinta-feira, este deverá ser um dos assuntos a dominar o debate entre os deputados, embora haja outros temas que possam merecer abordagens dos parlamentares.

Umaro Sissoco Embaló está ausente do país em “visita privada” a França, mas informações ainda não confirmadas oficialmente, dão conta no seu regresso a Bissau deverá reunir diferentes entidades, para comunicar a sua intenção de dissolver o parlamento.

Na semana passada, Embaló disse que seria mais provável dissolver a Assembleia Nacional Popular, do que demitir o primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

De acordo com a Constituição guineense, a queda do parlamento acarreta “automaticamente” a demissão do governo. Se isso acontecer, novas eleições legislativas devem ser convocadas.

Segundo a Constituição o Presidente da República “pode dissolver a Assembleia Nacional Popular, em caso de grave crise política, ouvidos o Presidente da Assembleia Nacional Popular e os Partidos Políticos nela representados e observados os limites impostos pela Constituição”.

Iancuba Danso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Segunda Conferência Nacional reforça aposta na educação pré-escolar

Timor-Leste: Segunda Conferência Nacional reforça aposta na educação pré-escolar

O Ministério da Educação promoveu, nos dias 4 e 5 de setembro, a 2.ª Conferência Nacional sobre Educação Pré-Escolar, realizada…
Cabo Verde recebe apoio do Banco Mundial para ilhas afetadas por tempestade

Cabo Verde recebe apoio do Banco Mundial para ilhas afetadas por tempestade

O Banco Mundial disse estar “profundamente empenhado” em apoiar as ilhas de Cabo Verde afetadas pela tempestade Erin, principalmente na…
África do Sul: Novo partido político criado para a disputa política

África do Sul: Novo partido político criado para a disputa política

Africa Mayibuye é o novo partido político recentemente registado na República da África do Sul, atualmente a segunda maior economia…
Angola: João Lourenço felicita homólogo e povo do Brasil

Angola: João Lourenço felicita homólogo e povo do Brasil

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou o homólogo do Brasil, Lula da Silva, bem como o povo brasileiro,…