O Primeiro-ministro Aristides Gomes anunciou esta quarta-feira 25 de Setembro que a data para a discussão do programa do Governo e do Orçamento Geral de Estado (OGE) foi agendada para 15 de Outubro, sustentando que a “nova data reúne melhores condições” para um debate aprofundado.
O chefe de Governo guineense esclareceu ainda que não existe nenhuma desvantagem em contrair a dívida externa existente, segundo Gomes, e que os parceiros internacionais têm confiança no estado guineense. Porém disse estar surpreso com as preocupações de algumas pessoas sobre destino das receitas diárias da Direcção Geral da Alfândega, Direcção Geral de Contribuição e Imposto, Fundos Autónomos e Apoios Orçamentais e da campanha de castanha de cajú, justificando que no seu ponto de vista, está tudo correr na normalidade.
Na mesma ocasião o Primeiro-ministro negou o seu envolvimento na operação Navarra e emissão de um passaporte diplomático para o cidadão colombiano “Cano Zambrano Jhon Jaime”. O chefe do Governo explicou que o estrangeiro não faz parte da lista dos 20 conselheiros especiais nomeados pelo PM.
Aristides Gomes destacou que houve uma tentativa de falsificação do passaporte para o colombiano, mas que foi destruído na altura e que o cidadão nem chegou de ter acesso ao passaporte, e acrescentou que o estrangeiro está a ser investigado pelas autoridades nacionais e internacionais no quadro da Operação Navarra.
Laurena Carvalho Hamelberg