Guiné-Bissau é um dos países mais vulneráveis à Alteração Climática

GB Bijagós

O Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável António Serifo Embaló, disse que a Guiné-Bissau é um dos países mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas do mundo.

Essa vulnerabilidade, segundo António Serifo Embaló, prende-se com a sua localização geográfica, a sua baixa costa e a sua fraca capacidade de fazer face a este fenómeno.

“Este fenómeno tem assolado grande parte da África, Ásia, e, principalmente, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, do qual faz também parte a Guiné-Bissau” disse, fazendo alusão ao arquipélago de Bijagós.

Neste sentido, Serifo Embaló revelou que a Guiné-Bissau já iniciou a introdução da dimensão Alterações Climáticas nos documentos estratégicos de alguns setores, nomeadamente agricultura e recursos hídricos, assim como a elaboração de uma estratégia e plano de ação de financiamento durável de adaptação as alterações climáticas à curto, médio e longo prazo.

“Fortalecimento de sistema de recolha, análise, tratamento e difusão de informação meteorológico e climatológico, através da construção e reabilitação e apetrechamento de duas estações sinópticas de Gabu e Bafatá, respetivamente, e de 10 postos meteorológicos auxiliares” explicou Serifo Embalo, adiantando que “esta iniciativa nacional constituirá o alavanque para a consolidação de uma adaptação duradoira, tornando as nossas comunidades, os nossos equipamentos e os nossos meios de subsistências mais resilientes às inclemências do clima”.

Os técnicos de diferentes instituições públicas da Guiné-Bissau estão reunidos esta terça-feira, 31 de Janeiro, num atelier de formação sobre o processo de Elaboração do Plano Nacional de Adaptação Às Alterações Climáticas a Médio e Longo Prazo.

O evento é organizado pelo Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o PNUD.

Nhima Aissatu Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

EUA: Flórida poderá eliminar todas as vacinas obrigatórias

EUA: Flórida poderá eliminar todas as vacinas obrigatórias

A Flórida poderá tornar-se o primeiro estado norte-americano a abolir todas as vacinas obrigatórias, tanto para crianças como para adultos.…
Angola: Vieira Lopes reeleito presidente do BD com muitos votos contra

Angola: Vieira Lopes reeleito presidente do BD com muitos votos contra

Filomeno Vieira Lopes foi reeleito líder do Bloco Democrático (BD) nesta segunda-feira, 08 de setembro. Tratou-se de uma candidatura única.…
Revista de Imprensa Lusófona de 08 de setembro de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 08 de setembro de 2025

A “Agência Brasil” destaca o título “Ato pró-Bolsonaro une governadores e parlamentares de direita em SP”. O “Estadão” avança que…
Moçambique: Insuficiência de água, um problema antigo que inquieta os munícipes da vila de Mueda

Moçambique: Insuficiência de água, um problema antigo que inquieta os munícipes da vila de Mueda

A sede do distrito de Mueda, norte de Cabo Delgado celebrou, no dia 2 de setembro, os 58 anos desde…