Guiné-Bissau: MADEM-G15 qualifica ataque à PJ de tentativa de Golpe de Estado

GB Madem Braima Camara

O Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) responsabilizou o Governo pela perda de vidas humanas nos confrontos na sequência da exfiltração das celas da Polícia Judiciária (PJ) do Ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi, e do Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro,  por alegados elementos da Guarda Nacional.

Em comunicado de imprensa o MADEM-G15 sublinha que a acção “revela uma tentativa de alteração da ordem constitucional”, considerando o acto de um “atentado à República e ao Estado de Direito democrático”, assim como “obstrução à realização da justiça e tentativa de golpe de estado”.

O MADEM-G15 acusou ainda o líder do Parlamento guineense, Domingos Simões Pereira, de ter proferido declarações que “incentivam à violência gratuita”, que o partido da oposição aponta como um “acto ignóbil e antidemocrático, ao facilitar a Guarda Nacional para esta tentativa de Golpe de Estado”.

O partido, liderado por Braima Camará, encorajou o Ministério Público a continuar, com maior celeridade, a investigação do caso e “traduzir à justiça todos os responsáveis materiais e morais”, tendo aproveitado para felicitar as forças de defesa e segurança, pela prontidão na defesa da ordem constitucional, sem nenhuma violação às residências dos cidadãos.

CEDEAO apela à prisão dos envolvidos no tiroteio

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) também através de um comunicado avança que tomou conhecimento “com profunda preocupação” da violência que eclodiu em Bissau na madrugada de sexta-feira, 1 de Dezembro de 2023.

A organização sub-regional condena “veementemente a violência e todas as tentativas de perturbar a ordem constitucional e o Estado de direito na Guiné-Bissau” e apela “à perseguição e prisão dos autores do incidente, de acordo com a lei”.

Estado-Maior garante reposição da ordem

O Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau logo após os acontecimentos de 1 de Dezembro garantiu que a ordem já está restabelecida após horas de tiroteios em Bissau.

No Comunicado, o Estado-Maior General das Forças Armadas precisou que “pelas 20h00mn do dia 30 de Novembro do ano em curso Quinta-feira um grupo de Brigada da Intervenção Rapida (BIR) chefiado pelo seu comandante, o Coronel Vitor Tchongo assaltou e libertou as pessoas que estavam a ser ouvidas no estabelecimento da Policia Judiciária”.

O  Estado Maior General das Forças Armadas, através do seu comunicado, garantiu que “a situação voltou a normalidade” e “pede a calma dos populares, em que os mercados e os estabelecimentos comerciais podem continuar as suas actividades normais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: “Queimaram tudo, igrejas, casas, mataram pessoas”, relata professor após incursão de terroristas

Moçambique: “Queimaram tudo, igrejas, casas, mataram pessoas”, relata professor após incursão de terroristas

Os grupos terroristas que actuam na região de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão particularmente ativos desde há uns…
Angola: Carolina Cerqueira destaca papel da diplomacia parlamentar na valorização da imagem do país

Angola: Carolina Cerqueira destaca papel da diplomacia parlamentar na valorização da imagem do país

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que a diplomacia parlamentar continuará a desempenhar um…
D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira

D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira

“Cabe mais um?“ e “Não se pode! Não se pode!” são dois espetáculos pensados para crianças a partir dos 3…
Air Canada aposta em novo modelo de hospitalidade: bebidas gratuitas para todos os passageiros

Air Canada aposta em novo modelo de hospitalidade: bebidas gratuitas para todos os passageiros

A Air Canada tornou-se a primeira companhia aérea tradicional da América do Norte a oferecer cerveja, vinho e snacks gratuitos…