Guiné-Bissau: Vladimir Putin deseja que Sissoco Embaló permaneça presidente

No quarto encontro desde 2022 do presidente guineense Umaro Sissoco Embaló com Vladimir Putin o chefe do Kremlin manifestou o seu apoio ao presidente cessante guineense nas próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau.

Esta quarta-feira 26 de Fevereiro Umaro Sissoco Embaló chegou a Moscovo para um encontro oficial no âmbito do desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países.

Enquanto Vladimir Putin acolheu Sissoco Embaló declarando: “Senhor presidente, nós estamos muito contentes de o ver. Seja bem-vindo”. O presidente guineense respondeu em russo: “Caro irmão Putin”.

No encontro, durante o qual Sissoco Embaló qualificou a Rússia como um “parceiro fiável”, foram abordadas questões relacionadas com a economia, educação e cooperação militar, assim como foi manifestado o interesse das empresas russas pelo mercado guineense.

No quadro da cooperação militar, Moscovo decidiu aumentar a quota de estudantes Bissau-guineenses nas universidades militares. Simultaneamente, um memorando de cooperação foi assinado entre os ministros dos recursos naturais russo e guineense, que visa dar um impulso à exploração dos recursos mineiros guineenses por empresas russas, que nutrem um especial interesse pelo bauxite e o fosfato.

Durante o encontro Vladimir Putin manifestou claramente apoio à recandidatura de Sissoco Embaló à presidência da Guiné-Bissau, declarando: “Espero francamente que você permaneça presidente, dado que as boas relações entre os nossos países estão muito ligadas ao seu nome”.

A deslocação oficial de Umaro Sissoco Embaló a Moscovo acontece quando a tensão disparou em Bissau devido à data de 27 de Fevereiro que para a oposição guineense marca o fim do mandato presidencial. Uma posição contrariada pelo Supremo Tribunal de Justiça que determinou que a data da tomada de posse não corresponde à data do início de mandato, estabelecendo assim 4 de Setembro como o fim do mandato de Sissoco Embaló.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné-Bissau: A perversa encenação de Sissoco

A notícia de mais um episódio de subversão...

0

Guiné-Bissau: Pressão interna e externa cresce contra suspensão eleitoral

Diversos setores da sociedade guineense intensificaram esta semana...

0

RGB: Grupo de guineenses cria iniciativa para regresso de Umaro Sissoco Embaló

Um grupo de cidadãos da República da Guiné-Bissau...

0