Moçambique: Embaixada da Suécia quer compreender mudanças climáticas no lago Niassa

A Embaixada da Suécia pretende entender a fundo as alterações climáticas no lago Niassa, caracterizadas por uma erosão progressiva ao longo da sua costa. Nos últimos anos, estima-se que a linha costeira do lago Niassa terá avançado de 15 a 20 metros, uma deslocação considerada grave.

É neste sentido, conforme, anunciou a embaixada da Suécia, que aquela instituição diplomática e o governo de Moçambique, assinaram um contrato para procedimento de uma investigação com vista a obter maior compreensão da erosão, desde as causas às consequências para os residentes do distrito de Lago.

“Em junho do corrente ano, uma delegação da nossa Embaixada visitou a Provincia de Niassa, com o objetivo de se reunir com o governo provincial e distrital, para melhor se inteirar sobre os desafios enfrentados pela província. Uma das questões levantadas foi a erosão da costa do Lago Niassa. Efectuada uma visita ao lago, constatou-se que a sua linha costeira havia avançado entre 15 e 20 metros, em direção a costa, o que é muito grave. Foi notória preocupação da população local, com as questões ambientais, bem como os possíveis danos às infraestruturas costeiras, caso a erosão se acentue”. O memorando que visa entender a dimensão da erosão na margem do lago Niassa, extende-se até ao próximo ano e será liderada por uma equipa de investigadores moçambicanos.

“Desta feita, em finais do mês de novembro, assinamos um contrato com a Geomuzaza, com vista a se conduzir um projeto de pesquisa durante o ano 2024. Os investigadores, liderados pelo Elidio Massuanganhe, vão trabalhar em estreita colaboração com os governos locais da área, para garantir a apropriação adequada e que haja uma boa transferência de conhecimento durante a implementação da investigação, bem como após a conclusão da mesma. Nos orgulhamos de poder apoiar o povo do Niassa e o seu governo, na maior compreensão deste fenómeno e vamos acompanhar de perto a investigação durante o ano de 2024”.

A embaixada da Suécia tem estado nos últimos anos a implementar diversos projectos de desenvolvimento na província de Niassa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: MpD garante cumprimento do quadro legal de contratação pública por ajuste direto

Cabo Verde: MpD garante cumprimento do quadro legal de contratação pública por ajuste direto

O secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Luís Carlos Silva, assegurou que o Governo cabo-verdiano tem cumprido o quadro…
Angola: Isabel dos Santos diz que "alerta vermelho" da Interpol tem "informações falsas"

Angola: Isabel dos Santos diz que "alerta vermelho" da Interpol tem "informações falsas"

A empresária angolana Isabel dos Santos vai contestar o “alerta vermelho” da Interpol, solicitado pelo Estado angolano, por se basear…
Timor-Leste: Xanana diz que timorenses são "verdadeiro motor de desenvolvimento"

Timor-Leste: Xanana diz que timorenses são "verdadeiro motor de desenvolvimento"

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, falou nesta sexta-feira, 17 de maio, sobre a importância de capacitar e formar recursos humanos no…
Macau: Antigos jogadores portugueses promovem prática de atividades desportivas

Macau: Antigos jogadores portugueses promovem prática de atividades desportivas

Decorre este sábado, no Centro Desportivo Olímpico – Zona Multiusos, na Taipa, o evento “Legends of Tomorrow”, que vai integrar…