Moçambique: Mondlane diz ter sido alvo de tentativa de assassinato

O candidato presidencial Venâncio Mondlane denunciou ter sido alvo de tentativa de assassinato em Zavala, no sul da província de Inhambane. 

Segundo as informações fornecidas pela Coligação Aliança Democrática (CAD), que suporta a candidatura de Mondlane, a tentativa ocorreu na vila de Quissico durante a noite deste domingo, 18 de agosto. 

A situação terá acontecido durante uma marcha, encabeçada pelo político, no âmbito da pré-campanha para as eleições presidenciais, agendadas para 09 de outubro. 

É também mencionado pela CAD que a tentativa de assassinato foi protagonizada por um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), com categoria de guarda-estagiário, que se terá infiltrado à paisana na marcha. 

“Este polícia, ao longo da marcha, ia empurrando o delegado Provincial que estava protegendo as costas de Venâncio Mondlane. O indiciado, para além de empurrar o delegado, ia chutando os pés do mesmo. O delegado perguntou vezes sem conta por que razão o estava empurrando e chutando em simultâneo. Hélder Cossa, o guarda estagiário, que depois se identificou como ‘polícia especial’ respondia com ameaças, dizendo: não me faças perguntas. Não procure saber de nada”, refere a coligação, citada pela “Carta de Moçambique”. 

O indivíduo terá tentado furar o cordão de segurança, o que levou a equipa de Venâncio Mondlane a imobilizá-lo. Consigo terá sido encontrada uma arma de fogo, do tipo pistola, com 15 munições. 

A CAD informou igualmente que o caso foi primeiramente apresentado à Polícia e, depois, à Procuradoria da República do distrito de Zavala para a instrução do competente processo criminal. No entanto, o indiciado terá fugido do Comando Distrital da PRM.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Vaticano: Papa denuncia “perseguição aos Cristãos” e recorda, entre outros casos, a situação em Cabo Delgado

O Papa Leão XIV denunciou na passada sexta-feira,...

0

Moçambique: Desmobilizados da Renamo organizam encontro nacional contra Momade

Um grupo de desmobilizados da Renamo está a...

0

Moçambique: 151 Agentes da Polícia Municipal patenteado em Nampula

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula realizou...

0