Moçambique: ONU alerta para nova vaga de violência no norte do país – 22 mil deslocados em apenas uma semana

Cerca de 22 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, apenas na última semana de setembro, devido a uma nova escalada de confrontos armados, alertou esta terça-feira a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Segundo a ONU, o aumento repentino de deslocamentos marca um ponto de viragem num conflito que já dura há oito anos, com mais de 100 mil pessoas deslocadas só em 2025 e 1,3 milhão de pessoas afetadas desde o início da insurgência em 2017.

O conflito, iniciado por grupos armados localmente conhecidos como al-Shabaab (sem ligação ao grupo somali com o mesmo nome), tem-se agravado com ciclones, cheias e secas sucessivas, que destruíram meios de subsistência e agravaram a crise humanitária.

De acordo com a agência, mulheres e raparigas estão entre as mais vulneráveis, especialmente quando saem em busca de água ou lenha, enquanto pessoas com deficiência e idosos muitas vezes não conseguem escapar à violência. Há ainda relatos de assassinatos, raptos, violência sexual e recrutamento forçado de crianças.

A violência crescente levou ao encerramento de cerca de 60% das unidades de saúde nas zonas mais afetadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Hospitais e centros de saúde foram saqueados, e muitos profissionais fugiram por motivos de segurança.

Em Mocímboa da Praia, o único hospital funciona com menos de 10% do seu pessoal, dependendo sobretudo de voluntários para manter os serviços mínimos de urgência e maternidade. A OMS alerta ainda para o risco crescente de malária e cólera com a chegada da época das chuvas.

O plano anual de resposta do setor da saúde em Moçambique está apenas 11% financiado, com stocks de medicamentos essenciais “em níveis críticos”.

O ACNUR também enfrenta uma grave escassez de recursos: recebeu apenas 66 milhões de dólares dos 352 milhões necessários para as suas operações no país em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Von der Leyen diz que Europa está a ser alvo de uma "guerra híbrida"

Von der Leyen diz que Europa está a ser alvo de uma "guerra híbrida"

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a Europa está a ser alvo de uma “guerra…
Centenas de caminhantes resgatados após tempestade de neve no Monte Evereste

Centenas de caminhantes resgatados após tempestade de neve no Monte Evereste

Cerca de 900 caminhantes, guias e trabalhadores foram resgatados do lado chinês do Monte Evereste após uma forte tempestade de…
Guerra entre Gaza e Israel entra no terceiro ano com dor “indescritível”, alertam agências humanitárias da ONU

Guerra entre Gaza e Israel entra no terceiro ano com dor “indescritível”, alertam agências humanitárias da ONU

Dois anos após os ataques de 7 de Outubro de 2023, que deram início à guerra entre Israel e o…
Timor-Leste: PR considera “genocídio” em Gaza culpa de Biden

Timor-Leste: PR considera “genocídio” em Gaza culpa de Biden

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, disse estar “profundamente desiludido” com a atuação do anterior Presidente dos…