Moçambique: Presidente da República declara Estado de Emergência

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, declarou o Estado de Emergência nesta segunda-feira, 30 de março, para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no país. A medida entra em vigor de 01 a 30 de abril.

O documento, que foi submetido nesse mesmo dia à Assembleia da República para ratificação, inclui a proibição de todo o tipo de eventos públicos ou privados, “exceto questões inadiáveis do Estado” e o encerramento de estabelecimentos comerciais de diversão ou equiparados ou, quando aplicável, a sua redução de atividade.

“Estamos na fase três” da pandemia e a “quatro é a mais difícil”, afirmou, garantindo que para a declaração do Estado de Emergência foram observados os “princípios de razoabilidade, sustentabilidade e proporcionalidade”.

De acordo com o chefe de Estado, as medidas prevenção da pandemia “só podem ser efetivas se todos colaborarmos”.

No entanto, salientou que o Governo moçambicano está consciente de que as medidas tomadas poderão ter impacto negativo na vida do povo, mas reiterou que as mesmas são “necessárias proteger a vida e cada um de nós”.

“Antes de tomar a difícil decisão fomos aconselhados pelos órgãos competentes, ouvimos o clamor daqueles a quem jurámos servir e avaliámos os supremos interesses nacionais”, referiu o governante depois de reunir-se com o Conselho de Estado e o Conselho Nacional de Defesa e Segurança, “para deles obter o aconselhamento necessário”.

“Nestas circunstâncias extremas, queremos exortar a todos para obedecerem, incondicionalmente, às autoridades que têm a missão de fazer cumprir as medidas tomadas”, frisou, apelando à calma, serenidade e vigilância contra quaisquer sinais de perturbação da ordem, tranquilidade e segurança públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Tosse convulsa volta a aumentar e ameaça sobretudo bebés

Tosse convulsa volta a aumentar e ameaça sobretudo bebés

A tosse convulsa está novamente a crescer na Europa e nos Estados Unidos, superando já os níveis anteriores à pandemia.…
Portugal: Combustíveis: preços descem na semana de 6 a 12 de outubro

Portugal: Combustíveis: preços descem na semana de 6 a 12 de outubro

Há boas notícias para os consumidores. Na próxima semana, os preços dos combustíveis vão aliviar: o gasóleo deverá descer dois…
Angola acolhe primeiro fórum empresarial com Países Baixos

Angola acolhe primeiro fórum empresarial com Países Baixos

Luanda vai receber o primeiro Fórum Empresarial Angola – Países Baixos e Parcerias Empresariais “B2B” de 06 a 10 de…
Timor-Leste: Governo cria subsídio de doença para quem desconta para a SS

Timor-Leste: Governo cria subsídio de doença para quem desconta para a SS

O Governo timorense aprovou, em Conselho de Ministros, um decreto-lei que cria o regime jurídico de proteção social na eventualidade…