Timor-Leste: Polémica em torno do debate presidencial

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proibiu a televisão pública, RTTL, de organizar o debate dos dois candidatos na segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste. 

Esta decisão da CNE também já tinha causado polémica na primeira volta das eleições, uma vez que a entidade concordou, pela primeira vez, com a transmissão dos debates presidenciais na televisão privada em vez de ser na RTTL, como sempre aconteceu. 

“A CNE não autoriza a RTTL a organizar o debate público”, pode ler-se numa carta da CNE, divulgada pela “Lusa”. 

Trata-se de uma decisão justificada com o argumento de que é da responsabilidade da comissão organizar o debate, incluindo por ter orçamento para essa atividade. A CNE acusou a RTTL de suposta discriminação por ter contactado só um candidato, algo que a RTTL já veio negar. 

Segundo responsáveis da televisão pública, foram diretamente contactadas as duas candidaturas, tanto de Francisco Guterres Lu-Olo, como de José Ramos-Horta. As candidaturas de ambos os candidatos confirmaram à “Lusa” que aceitaram o convite da RTTL. 

Lu-Olo, atual chefe de Estado timorense, criticou a decisão da CNE e lembrou as falhas ocorridas no primeiro debate e os problemas na organização do segundo. “A CNE está a ser um pouco desonesta na preparação do debate, particularmente no que se refere aos órgãos de comunicação social, já que qualquer um pode organizar debates”, disse à “Lusa”. 

Também Ramos-Horta mostrou-se contra a intervenção da CNE na vontade da RTTL organizar o debate, e lamentou a decisão de não haver uma parte em tétum e outra em português. 

“Não vejo que a CNE tenha qualquer fundamento para proibir a RTTL de promover qualquer debate que queira. Não me parece que seja da competência extravasar-se para esta área. Porque é que tem que ser a CNE a organizar, especialmente porque pelo menos o primeiro que organizaram foi um fiasco”, concluiu. 

O debate previsto terá uma duração prevista de três horas, sendo mais de uma hora dedicada a protocolo e introduções, partilha a agenda da CNE. Recorde-se que o sufrágio está marcado para 19 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…