14 milhões de transações e 73 milhões de euros de apoio aos setores abrangidos no âmbito do IVAucher

O Programa IVAucher contribuiu, até ao momento, com cerca de 73 ME para a os setores do alojamento, cultura e restauração, os quais foram especialmente afetados pela pandemia.

Desde o dia 1 de outubro, data de arranque de utilização do saldo acumulado IVAucher, foram reembolsados cerca de 37 ME aos consumidores aderentes, num total de 14 milhões de transações, que corresponde a cerca de 76% do saldo à disposição.

Eram elegíveis para a utilização de saldo cerca de 82 ME, acumulados por todos os consumidores que pediram fatura com NIF entre junho e agosto 2021. Os consumidores aderentes (cerca de 1,5 milhões) tinham à disposição um saldo de cerca de 49ME tendo, assim, utilizado 76% do mesmo.

Os consumidores podem, ainda, gastar o saldo IVAucher até amanhã, 31 de dezembro. O remanescente do saldo acumulado pelos consumidores e não utilizado será considerado como dedução à coleta em sede de IRS, nos termos legais.

Registaram-se no Programa IVAucher perto de 1 milhão e 500 mil consumidores (1.494.317) e quase 10 mil comerciantes (9460), o que corresponde cerca de 35 mil terminais de pagamento (34.934).

Este programa permitiu testar uma plataforma inovadora de apoio público através de reembolso direto aos contribuintes, constituindo uma importante ferramenta para novos programas que possam vir a ser implementados. Neste contexto, o programa AUTOvoucher foi desenhado e implementado em poucas semanas, estando a sua utilização a decorrer com recurso a esta plataforma e permitindo um apoio imediato e direto ao consumidor.

AUTOvoucher já devolveu 11 milhões de euros em desconto nos combustíveis

Desde de 10 de novembro, altura em que os contribuintes começaram a beneficiar do desconto AUTOvoucher, foram já reembolsados perto de 11 ME (10.718.905 ME), num total de 2,1 milhões de transações.
O AUTOvoucher conta já com 1045 NIF de comerciantes registados, o que corresponde a um total de 9.798 terminais em todo o País.

A lista de posto de abastecimento de combustíveis aderentes pode ser consultada no site IVAucher.pt, estando assegurada uma cobertura de todo o território nacional através da adesão de praticamente todos os postos de combustíveis existentes.

As adesões ao programa são únicas, isto é, ao aderir ao IVAucher, o consumidor é automaticamente admitido para efeitos do AUTOvoucher, podendo os consumidores continuar a aderir ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

O Presidente russo, Vladimir Putin, apelou ao Exército ucraniano para que retirasse o apoio ao Governo ucraniano, o que significa…
Ucrânia confirma ataques da Rússia a creches e orfanatos

Ucrânia confirma ataques da Rússia a creches e orfanatos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, confirmou os relatos de ataques e bombardeamentos a creches e orfanatos…
Rússia prende mais de 1.800 manifestantes que são contra a guerra

Rússia prende mais de 1.800 manifestantes que são contra a guerra

As autoridades russas detiveram mais de 1.800 manifestantes que se opuseram à invasão à Ucrânia.  “Nós estamos preocupados com as…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin