Nova app pode ajudar a monitorar a progressão de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa incurável, uma das causas mais comuns de demência e incapacidade nos últimos anos de vida. Agora, cientistas da UCL e Birkbeck, da Universidade de Londres, desenvolveram uma aplicação que permite monitorar a progressão dos sintomas de Parkinson em casa.

A aplicação para smartphone desenvolvida pela equipa avalia os sintomas individuais remotamente e sem nenhum equipamento especializado. Os pacientes podem fazer os testes em casa e com mais frequência, visto que não tem de se deslocar a um consultório médico.

A nova app, chamada cloudUPDRS, é certificada como um dispositivo médico de acordo com os regulamentos do Reino Unido e inclui questões de autoavaliação e testes físicos. A app aproveita os sensores de movimento e toque do smartphone, medindo sintomas como tremores e marcha.

Os cientistas testaram a tecnologia num estudo que envolveu 60 pessoas com doença de Parkinson. Os pacientes completaram 990 testes na aplicação e também foram avaliados por três médicos diferentes. O estudo mostrou que as avaliações do aplicativo correspondiam às dos médicos 70% das vezes. Isso permitiu ajustar a app para atingir a precisão de 79%. Isso está aquém do ideal, mas o objetivo também não era substituir os médicos reais. Além disso, suas leituras são mais objetivas e consistentes, não variando de médico para médico.

O professor George Roussos, que fabricou o aplicativo, refere que os “Biomarcadores digitais desenvolvidos usando tecnologias móveis e vestíveis oferecem novas oportunidades para a gestão de doenças, especialmente na Parkinson, que apresenta desafios distintos devido à sua apresentação complexa e alta variabilidade de sintomas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil lança selo para valorizar produtos de comunidades tradicionais

Brasil lança selo para valorizar produtos de comunidades tradicionais

O Governo do Brasil criou o Selo Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil – Identificação de Origem, destinado a distinguir…
EUA: Trump quer renomear Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”

EUA: Trump quer renomear Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos para devolver ao Departamento de Defesa a sua antiga designação: Departamento…
Cabo Verde tem forte dependência de financiamento externo

Cabo Verde tem forte dependência de financiamento externo

Cabo Verde alcançou um superavit orçamental global no primeiro semestre de 2025, ao registar 925,2 milhões de escudos cabo-verdianos, equivalente…
Estudo associa consumo de adoçantes a declínio da memória e raciocínio

Estudo associa consumo de adoçantes a declínio da memória e raciocínio

Um estudo internacional alerta que o consumo regular de adoçantes, presentes em refrigerantes, iogurtes e outros produtos de baixas calorias,…