Ministros da CPLP unem-se para analisar situações de emergência

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão analisar nesta segunda-feira, 28 de setembro, por videoconferência, a criação de um possível mecanismo de apoio entre os Estados-membros em situações de emergência ou catástrofe. 

Segundo o comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, este país participa na reunião com uma delegação chefiada pelo chefe da diplomacia, Téte António, a partir das instalações do referido ministério. 

Durante a reunião do Conselho de Ministros, que decorre então à margem da 75.ª sessão ordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, os responsáveis irão partilhar informações sobre o estado e o impacto da Covid-19 nos Estados-membros. Será igualmente abordada a XV reunião extraordinária do Conselho de Ministros, marcada entre os dias 0e 09 de dezembro. 

Os chefes da diplomacia da CPLP vão ainda falar sobre a situação financeira do secretariado executivo da organização e a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo. Tal está marcado para julho do próximo ano, em Luanda. 

Outro dos temas debatidos será o ponto de situação relativo ao projeto de Acordo sobre a Mobilidade na CPLP em face do mandato conferido pela XXIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em São Vicente (Cabo Verde) a 19 de julho de 2019. 

O ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores de Angola, Téte António, disse recentemente que o país mantém a disponibilidade em acolher a Cimeira da CPLP assim que for ultrapassada a situação da pandemia da Covid-19. “Angola está pronta para acolher esta Cimeira, tão logo se decida pela sua realização”, garantiu, falando sobre o evento adiado, que estava marcado para julho deste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…