Guiné-Bissau: Familiares dizem que Bion Na Tchongo morreu envenenado e não com Coronavírus

Familiares do Comissário da Polícia de Ordem Pública (POP), Bion Na Tchongo, garantem que este não morreu com Covid-19 mas que “terá sido envenenado”. Numa conferência de imprensa em que pretendiam protestar contra o “comportamento” do Estado guineense e contra altos oficiais do Ministério do Interior, os filhos do falecido Comissário da POP negam que o pai tenha sido vítima de Covid-19 e afirmaram terem provas que supostamente implicariam altos oficiais do Ministério do Interior na morte de Bion Na Tchongo.

Apresentado como a primeira vítima de Covid-19 na Guiné-Bissau, Bion Na Tchongo, que acabara de chegar ao Ministério do Interior, está agora a ser objecto de polémica. O filho, Albano Na Tchongo, que foi o primeiro a intervir na conferência de imprensa, afirma que a família foi abandonada pelos oficiais do Ministério do Interior e a solidariedade que alguns manifestaram no momento da morte do seu pai foi por “prevenção ou hipocrisia”. Segundo Albano Na Tchongo quando o seu pai adoeceu tentaram estabelecer contacto com os responsáveis do Ministério do Interior, “mas todos foram fazer testes”, entre Ministros e Secretários de Estado, que supostamente deram positivo.

“Mas porque é que os testes do condutor ou do protocolo do meu pai não deram positivos? É por isso que digo que, todos aqueles que alegaram terem relacionado com o meu pai e correram para testes, estavam apenas a prevenir de algo que só eles sabem”, disse.

Segundo o mesmo, para além de terem perdido o pai, estão a ser vítimas de uma estigmatização num caso que considera “absolutamente falso”. “O que estávamos a pedir ao Ministério do Interior é para que aparecessem ao público para desmentir que o nosso pai morreu do Covid. Seria importante, porque o estigma terminava”.

Sábado Na Tchongo, filha de Bion Na Tchongo, também presente na conferência de imprensa disse ter mais pormenores e insinuou que uma figura pública terá, supostamente, algo a ver com o sucedido ao seu pai. Sábado Na Tchongo disse que cedo percebeu que havia algo errado. Segundo a mesma as suspeitas começaram quando ocorreu na primeira consulta. Contou que seu pai foi buscar um médico cubano, mas encontrou um outro que acabou por fazer-lhe os testes e o mandar para a casa. “Quem o atendeu não só fez consulta como lhe administrou um soro. Ele foi para casa e sentiu mal. Fomos ao hospital e na urgência a minha madrasta apercebeu-se que o seu corpo sofria alguma alteração. Uma das mãos ficara preta”, contou Sábado Na Tchongo.

Com o agravamento do estado de Bion Na Tchongo, foi internado e colocado nos cuidados intensivos. “É verdade que nos contaram que ele seria objecto de testes. Só que, o primeiro resultado deu negativo. Um primo meu que trabalha no hospital foi quem me disse, mas disse também que iriam fazer um segundo teste. Voltei para casa e já no caminho ele ligou-me para informar que o segundo teste deu positivo. Entrei em pânico, mas o meu marido acalmou-me mostrando que o meu pai teria resiliência. Tem capacidade de resistir aos efeitos”.

A filha contou que outros episódios, que considera “estranhos”, aconteceram no segundo dia de internamento. Durante o pequeno-almoço Sábado Na Tchongo perguntou ao médico assistente sobre o estado de saúde do pai, que disse que era estável, que falava e tinha comido. Para Sábado Na Tchongo o facto de um oficial do Ministério do Interior priorizar a comunicação com um médico, em detrimento da família, sobre a evolução do estado de saúde de Bion Na Tchongo “foi suspeito”. Assim como a atitude do mesmo oficial do Ministério do Interior que quando já sabia do falecimento de Bion Na Tchongo, deslocou-se ao hospital para perguntar à família Na Tchongo sobre o estado de saúde do Comissário da POP.

A família Na Tchongo pretendeu, com primeira conferência de imprensa, defender que Bion Na Tchongo supostamente não morreu do Covid, mas também advertir que, se o Estado não intervir, a família do Comissário da POP irá fazer mais revelações.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…