Guiné-Bissau: Forças armadas estão disponíveis para participar em missões no estrangeiro

GB USE Umaro Sissoco Embalo

Durante a cerimónia de Comemoração dos 58 anos das Forças Armadas Revolucionárias do Povo que teve lugar esta quarta-feira 16 de Novembro no Estado-Maior, na presença dos membros do Governo e chefias militares, o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló destacou a disponibilidade das Forças Armadas guineenses em participar nas missões de manutenção da paz no estrangeiro.

“Hoje estamos em condições de poder participar nas missões de manutenção da paz. As forças armadas que herdamos não tinham meios. Hoje, possui fardas, carros e está em curso a aquisição de meios para força aérea”, garantiu o Chefe de Estado.

Na mesma ocasião o Chefe de Estado confirmou que vai ouvir o governo e os partidos políticos para a remarcação de nova data para as eleições legislativas.

Segundo Umaro Sissoco Embaló, esta quinta-feira terá encontros com o Governo e os partidos políticos sobre a nova proposta de data para as eleições legislativas. “Para mim a data mantém [18 de Dezembro]. Depois do encontro com os partidos políticos e governo amanhã, se houver consenso, eu não tenho problema. Porque é o governo quem organiza as eleições e compete ao Presidente da República marcar a data”, disse o Presidente.

O Governo guineense, através do Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, anunciara que existe “consenso” com os partidos políticos para a realização das Eleições legislativas a 13 de Maio de 2023.

Mamandin Indjai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…