Angola: UNITA solicita inquérito parlamentar ao BPC

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior

O grupo parlamentar da UNITA propôs ao Parlamento angolano a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão do Banco de Poupança e Crédito (BPC). 

O anúncio deste pedido foi feito em conferência de imprensa pela segunda vice-presidente do grupo parlamentar, Albertina Ngolo. A deputada lembrou que era a quarta vez que o maior partido da oposição em Angola solicitava uma CPI ao Parlamento, depois ter acontecido o mesmo com o Fundo Soberano, Besa e Sonangol, mas sem sucesso. 

Com o novo pedido, apresentado a 18 de novembro, a intenção da formação política é que seja avaliado o quadro legislativo e regulamentar que governa a função de execução do BPC, por via do Orçamento Geral do Estado (OGE), e os relatórios de gestão relativos ao período 2005-2019, explicou ainda. 

Através da CPI, continuou, o grupo parlamentar espera que sejam igualmente apuradas as práticas de gestão dos sucessivos administradores executivos, bem como o papel dos auditores externos, as relações entre o BPC e o Ministério das Finanças, MPLA, entidade dependente do Titular do Poder Executivo e o Banco Nacional de Angola. 

A UNITA propõe também que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BPC avalie os riscos para o Estado, associados à carteira sénior do banco. “O grupo parlamentar espera que, desta vez, a Assembleia Nacional tome a medida acertada para criar a solicitada Comissão Parlamentar de Inquérito”defendeu a parlamentar.   

Ngolo considera que a gestão do BPC tem sido danosa, uma vez que o relatório e as contas de 2019 indicam que esta instituição financeira pública registou um prejuízo de 404,7 mil milhões de kwanzas, com uma situação de falência técnica com passivos superiores aos ativos, na ordem de 87,2 mil milhões de kwanzas. Já o rácio de solvabilidade ficou abaixo do limite mínimo regulamentar definido pelo BNA.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

EUA: Flórida poderá eliminar todas as vacinas obrigatórias

EUA: Flórida poderá eliminar todas as vacinas obrigatórias

A Flórida poderá tornar-se o primeiro estado norte-americano a abolir todas as vacinas obrigatórias, tanto para crianças como para adultos.…
Angola: Vieira Lopes reeleito presidente do BD com muitos votos contra

Angola: Vieira Lopes reeleito presidente do BD com muitos votos contra

Filomeno Vieira Lopes foi reeleito líder do Bloco Democrático (BD) nesta segunda-feira, 08 de setembro. Tratou-se de uma candidatura única.…
Revista de Imprensa Lusófona de 08 de setembro de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 08 de setembro de 2025

A “Agência Brasil” destaca o título “Ato pró-Bolsonaro une governadores e parlamentares de direita em SP”. O “Estadão” avança que…
Moçambique: Insuficiência de água, um problema antigo que inquieta os munícipes da vila de Mueda

Moçambique: Insuficiência de água, um problema antigo que inquieta os munícipes da vila de Mueda

A sede do distrito de Mueda, norte de Cabo Delgado celebrou, no dia 2 de setembro, os 58 anos desde…