STP: Tribunal Constitucional extingue quatro partidos

O Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe extinguiu quatro partidos que concorreram nas eleições legislativas de 25 de setembro. O motivo deve-se ao facto de essas formações políticas não terem conseguido alcançar o mínimo de 0,5% de votos exigidos por lei.

A informação é avançada pelo acórdão 63/2022, divulgado pela “Lusa” nesta quinta-feira, 06 de outubro. O documento, datado de terça-feira, salienta que “é incumbência do Tribunal Constitucional extinguir automaticamente os partidos políticos que não tiveram alcançado 0,5 de votos expressos do universo dos eleitores”.

Os partidos extintos foram o Movimento Social Democrático Partido Verde/ São Tomé e Príncipe (MSD/PVSTP), o Partido de Todos os Santomenses (PTOS), o Movimento de União para o Desenvolvimento Amplo de São Tomé e Príncipe (MUDA-STP) e o Movimento para Progresso – Partido Novo.

Partido Novo e MUDA aceitam extinção automática

Sabe-se, entretanto, que o Partido Novo e o MUDA aceitaram essa extinção automática.

“Está na lei, e nós como pessoas legalistas temos que aceitar que a lei foi aplicada. Sabíamos que era um risco. Estamos confortáveis com esta decisão do Tribunal Constitucional”, declarou Tomas Vera Cruz, do MUDA.

No entanto, deixou a promessa de que o “MUDA vai ressurgir provavelmente com outra designação” dentro de quatro anos, “com uma nova roupagem”, mas com “o mesmo espírito forte e de luta contra a corrupção”.

Por sua vez, que também teve muito pouco tempo de atividade política, aceitou igualmente a ação do Tribunal Constitucional.

“Ninguém está acima da lei. Tudo que é lei deve ser cumprido. Não conseguimos os 0,5% para continuarmos como partido. Respeitamos a lei”, afirmou Abílio Espírito Santo.

“O partido é formado por pessoas. Acredito que as pessoas vão continuar com a política e a luta. Não como Partido Novo mas de forma independente. Acreditamos que dias melhores virão”, concluiu o ex-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: Diplomata de carreira pode pôr fim a 25 anos de chavismo

Venezuela: Diplomata de carreira pode pôr fim a 25 anos de chavismo

É um homem simples, talvez sem a “aura carismática” dos líderes que arrastam as massas para os abismos. Tem 74…
Ondas de calor na Europa provocam aumento da mortalidade e causam impactos generalizados

Ondas de calor na Europa provocam aumento da mortalidade e causam impactos generalizados

O relatório sobre o Estado do Clima na Europa, divulgado pelo Serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus e pela Organização…
Angola: Preço do gasóleo sobe 48%

Angola: Preço do gasóleo sobe 48%

O gasóleo em Angola começou a custar cerca de 200 kwanzas por litro a partir desta semana. Segundo a “DW…
Moçambique: Governo de Cabo Delgado incapaz de controlar contrabando de castanha-de-cajú para Tanzânia

Moçambique: Governo de Cabo Delgado incapaz de controlar contrabando de castanha-de-cajú para Tanzânia

As autoridades de Cabo Delgado ainda não conseguem impedir o transporte ilegal para venda de enorme quantidade de castanha-de-cajú na…