Argélia: Reunião da OPEP agendada para Setembro

Perante a instabilidade dos preços do petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu reunir-se em setembro, em Argel, a fim de encontrar um possível compromisso sobre um congelamento da produção.

A reunião informal será realizada à margem do 15º Fórum Internacional da Energia, previsto para 26 a 28 de setembro, conforme indicado num comunicado do presidente da OPEP, Mohammed Bin Saleh Al Sada, que referiu a preocupação da organização com a “restauração da estabilidade e da ordem no mercado de petróleo.”

Um indicador que deixa esperança para uma decisão a favor do congelamento das cotas para esgotar excedentes prejudiciais nos países exportadores cujas economias são fortemente afetadas pela queda dos preços do ouro negro. Diretamente envolvida, a Argélia tem tentado muitas vezes atingir as medidas iniciadas no contexto da chamada “diplomacia do petróleo” para promover uma acão concertada dos exportadores da OPEP e fora da OPEP para parar a queda os preços do petróleo, que atingiram um queda histórica em janeiro de 2016.

Também a Venezuela tem pedido nova reunião dos produtores, assim como a Rússia, para conter a queda do preço do petróleo, que é a única base da economia venezuelana. Recorde-se que, na reunião regular da OPEP em junho, nenhum acordo foi alcançado e os membros da organização deixaram o mercado atormentado com excesso de oferta.

O ministro do Qatar, já manifestou na sequência do anúncio da próxima reunião em Argel, o otimismo da OPEP sobre um reequilíbrio da oferta e da procura, apesar da recaída recente os preços do petróleo. “Esperamos um aumento na procura de petróleo no 3º e 4º trimestres,” graças a uma recuperação económica nos “principais países consumidores”, observou. “O declínio dos preços do petróleo observado recentemente e a volatilidade do mercado atual é temporário”, disse o comunicado, citando fatores cíclicos, tais como o anúncio de Brexit e overstocks.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Ossufo Momade reconduzido na presidência da Renamo

Moçambique: Ossufo Momade reconduzido na presidência da Renamo

No decurso do VII Congresso do partido Renamo, Ossufo Momade foi reeleito no cargo de presidente do partido. Com um…
Revista de Imprensa Lusófona de 17 de maio de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 17 de maio de 2024

O “Angola 24 Horas” indica que a empresária “Isabel dos Santos contesta ‘alerta vermelho’ da Interpol por se basear em…
Investigadores criam novo material que absorve gases do efeito estufa da atmosfera

Investigadores criam novo material que absorve gases do efeito estufa da atmosfera

Um grupo de investigadores do Reino Unido e da China desenvolveu uma molécula inédita que consegue absorver os gases do…
Estudo da Universidade de Coimbra sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Estudo da Universidade de Coimbra sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere que as bactérias sobrevivem em…